segunda-feira, 14 de março de 2016

Xadrez

A Origem do Xadrez   

O xadrez é um dos jogos mais complexos que o Homem já criou. Para realçar a sua complexidade é costume dizer que o número de combinações possíveis de movimentos em xadrez, supera o número de estrelas no universo.
Apesar de ser um jogo fácil de aprender a jogar de forma básica, só um grupo muito pequeno de pessoas o consegue dominar com elevada mestria e mesmo assim só após muita prática.
Esta complexidade faz-nos ficar com curiosidade sobre a sua origem, já que é evidente estar muito acima de outros jogos de tabuleiro e de todos os entretenimentos que apareceram em toda a história da humanidade.
Então quando, onde, como e por quem foi criado o xadrez? Para saber quem inventou o xadrez deve-se conhecer a sua história para mostrar o seu desenvolvimento.
A mais antiga forma de xadrez apareceu na Índia no século VI, derivado de antiquíssimo jogo hindu conhecido por “Chaturanga”, nome que aludia às quatro armas do exército indiano: elefante, cavalo, carro e infantaria.
Poderíamos então ser levados a considerar os indianos como o povo inventor do xadrez, visto que sua história começou na Índia. Isso não significa no entanto que essa forma primitiva de xadrez fosse parecida com a que jogamos hoje. De facto, pode-se perceber isso só por saber que a forma mais antiga de xadrez era jogada por quatro jogadores. Este modelo inicial no entanto introduziu as diferentes peças correspondentes às variadas posições e que o tornam um claro ancestral do xadrez moderno.
Da Índia, o referido protótipo de xadrez atingiu a Pérsia, hoje Irão. É de onde provêm os termos xeque e xeque-mate, tendo os persas modificado grandemente o jogo tornando-o mais parecido com o que jogamos hoje. Os persas podem não ser candidatos a ser o povo que inventou o xadrez mas, no entanto, contribuíram grandemente para o seu desenvolvimento por terem modificado o jogo e por serem um ponto de passagem através do qual o xadrez chegou à Europa.
Foi durante o século XIII que o xadrez ganhou uma posição firme no continente Europeu e se tornou realmente popular. Foi também nesta época que o xadrez moderno nasceu, desde as regras que conhecemos hoje, tais como a capacidade do peão ser promovido uma vez atingido o quadrado mais distante e a rainha ser a peça mais poderosa, regras que foram postas em prática em Espanha e Itália. Assim, pode-se dizer que os italianos e espanhóis foram os “criadores” do xadrez, particularmente na sua forma atual.
Tal como é jogado atualmente, o Xadrez assume um carácter Medieval. Assemelha-se à guerra convencional e a um jogo da Corte, conforme pode ser visto pelos nomes e pelo movimento das peças sobre o tabuleiro de 64 casas.
Independentemente de quem consideramos ser os seus inventores, é importante lembrar que todos estes povos contribuíram fortemente em fazer do xadrez o jogo extremamente complexo e agradável que é hoje.

O MOVIMENTO DAS PEÇAS


1- A TORRE: Peça que tem uma força não absoluta, de 5 em ataque e defesa.
Se movimenta sempre em linha reta.





2- BISPO: Peça que tem uma força não absoluta 3.
Se movimenta pelas diagonais.
Vantagem: É uma peça mais rápida pela sua elasticidade em ir e voltar. Habilidade em posições abertas.
Desvantagens: Não pula peças e só caminha pela casas da cor em que iniciou. Em posições fechadas pode ser considerado inútil.



3- O CAVALO: Peça que tem uma força não absoluta 3.
Movimenta-se em formas de "L".
Vantagem: Pula suas peças e as do oponente. Peça Relativamente rápida.
Múltiplos ataques e defesas. Habilidade em posições fechadas.
Desvantagem: Pode ficar sobrecarregada nas defesas. Cuidado é essencial.




4- DAMA: Considerada a caçadora. Força relativa de ataque e defesa 9 ou 10 .
Se movimenta em todas as direções.
Vantagem: Ataques e defesas múltiplas.
Desvantagem: Não deve ser jogada a princípio nos primeiros lances. (salvo raras exceções).






5- PEÃO: Tem valor unitário 1 em ataque e defesa.
Mas não subestime-os eles são considerados a alma do jogo de xadrez. Movimenta-se sempre na mesma coluna. Só muda de coluna quando realizar uma captura na diagonal próxima.
Vantagem: No primeiro movimento pode caminhar até duas casas. Na 8ª casa se transforma em outra peça com exceção de um novo rei.
Desvantagens: Não pula peças, não retorna, nem captura para trás.

Obs.: Seu movimento é diferente da forma de capturar.







6- O REI - Soberano e absoluto seu valor é ilimitado. 
Movimenta-se apenas uma casa pra todos os lados. Deve ser protegido a todo custo.
Vantagem : Pode realizar o roque, trocando de posição com a torre. Nos finais de partidas sua atuação é decisiva, principalmente em finais de reis e peões.
Desvantagens: Não pula peças. Movimenta-se lentamente de uma em uma casa.




Fonte: http://xadrezdecadadia.blogspot.com.br/2008/05/o-movimento-das-peas.html

Xadrez: Movimentos Especiais

ROQUE:
É o único lance que envolve o movimento de duas peças ao mesmo tempo: rei e torre. O roque tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e uma das torres em posição mais ativa. Há dois tipos de roque: Grande (com a Torre mais distante do Rei) ou Pequeno (com a Torre mais próxima do Rei).
No roque, pequeno ou grande, o rei sempre se move duas casas na direção de uma das torres; completando o movimento, a torre salta sobre o rei e passa a ocupar a casa ao seu lado.
O roque não é permitido se:
- o rei ou a torre já tiverem sido movimentados;
- o rei estiver em xeque;
- o rei ficar em xeque ao final do movimento;
- o rei passar por uma casa dominada por peça adversária;
- houver alguma peça entre o rei e a torre.

PROMOÇÃO:
Ocorre quando um peão chega à primeira linha do adversário, devendo ser imediatamente substituído por dama, torre, bispo ou cavalo. A peça escolhida ocupara a casa em que o peão se encontrava quando foi promovido.

EN PASSANT (de passagem):
É um tipo especial de captura feita somente pelos peões brancos que estiverem na quinta linha ou pelos peões pretos que estiverem na quarta linha do tabuleiro.
Exemplo:
1. O peão preto atingiu a quarta linha e o peão branco está em sua casa inicial.
2. O peão branco salta duas casas e passa pela casa atacada pelo peão preto, marcada com um ponto.
3. O peão preto pode capturar o peão branco "en passant", deslocando-se para a casa que ele atacava como se fosse uma captura normal.
4. O peão branco foi retirado do tabuleiro.

http://www.xadrezregional.com.br/e06.html

Jogadas ensaiadas

       No jogo de Xadrez, assim como em outros esportes existem algumas jogadas ensaiadas, que não são lances mágicos, mas funcionam bem quando o adversário erra ou ainda não percebe a sua intensão.
       Segue o link de algumas dessas armadilhas:


Xeque do Louco:



Xeque Pastor:


Xeque de Legal: