quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hino Nacional Brasileiro

Você entende o Hino Nacional Brasileiro?
Fiquei assustado ao ver que grande parte dos alunos associa o nosso hino apenas à seleção brasileira de futebol. Acredito que isso ocorra pela dificuldade de interpretar o português usado e pela falta de referência.
Pensando nisso resolvi postar essa "tradução" que encontrei no site: http://www.cemreis.com.br.

Hino Nacional Brasileiro

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante.
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.


As margens tranquilas do rio Ipiranga ouviram o grito forte de um povo heróico e o sol da independência brilhou no céu da Pátria, em raios faiscantes, naquele momento.




E o penhor desta igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte.
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!


Se, com nossa firmeza, conseguimos conquistar o direito à igualdade com outras nações, agora que somos livres nosso coração desafia a própria morte.
Ó pátria amada, adorada, salve!




Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do cruzeiro resplandece.


Enquanto a imagem da constelação do Cruzeiro do Sul brilhar em teu céu belo e repleto de promessas nítidas, o sonho de amor e de esperança existirá na terra.



Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

És grandioso desde que nascestes, és belo, és forte, um gigante destemido, e teu futuro refletirá essa grandeza.



Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!


Terra adorada, entre outras mil és tu, Brasil, ó pátria amada, a mãe generosa dos filhos desse solo. Pátria amada Brasil.


Parte II


Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar, e à luz do céu profundo.
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do novo mundo!


Ocupando para sempre este lugar magnífico, ao som do mar e à luz do céu de azul intenso, tu brilhas, Brasil, beleza da América, iluminado ao sol do Novo Mundo.


Do que a terra mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
Nossos bosques tem mais vida,
Nossa vida no teu seio mais amores.
Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Teus agradáveis e lindos campos têm mais flores do que a terra mais vistosa. "Nossos bosques têm mais vida" e "nossa vida mais amores" vivendo aqui.
(as partes em aspas são da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias) 
Ó pátria amada, adorada, salve!




Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.


Brasil, que a bandeira estrelada que exibes seja símbolo de nosso amor eterno, e que o verde e o amarelo signifiquem paz no futuro e glória no passado.



Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.


Mas se, em defesa da justiça, tiveres de ir à guerra, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme a própria morte quem te adora.



Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu Brasil
Ó pátria amada!8
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada, a mãe generosa dos filhos deste solo. Pátria amada Brasil.

sábado, 9 de junho de 2012

MMA - REGRAS

O brasileiro e arbitro de MMA Mário Yamasaki explica as regras.


Vejam esse link...
http://globotv.globo.com/rede-globo/the-ultimate-fighter-brasil/t/ultimos/v/mario-yamasaki-explica-as-regras-do-mma/1866245/

MMA - Alguns Videos

Caros alunos, não tenho a intenção de falar que está certo ou errado, mas proponho que assistam aos vídeos e posteriormente discutiremos a e desportivização ou ainda possíveis alterações no MMA.

Quando tudo dá certo...











Quando não da...







Mixed Martial Arts - MMA



Apesar de toda a resistência da mídia na divulgação deste esporte, o MMA está vivendo uma verdadeira transformação e está entrando em uma nova fase aqui no Brasil, impulsionado principalmente por três fatores essenciais:
Profissionalização do esporte
Crescimento exponencial de fãs
Sucesso dos lutadores  brasileiros no exterior

Os números do MMA impressionam. Existem sites profissionais jornalísticos e lojas virtuais com vendas específicas de produtos voltados ao mundo das lutas. Dentro destes sites existem fóruns mantidos pelos usuários que trocam informações e difundem o esporte. As taxas de compra do pay-per-view de grandes torneios são imensas, assim como a venda dos ingressos.
Atualmente, o MMA está sendo disputado em todos os continentes – os países que mais formam lutadores são o Brasil, Japão, Estados Unidos e Rússia.


O que é MMA?
O MMA, antigamente conhecido como Vale Tudo, é definido como uma modalidade de luta  onde os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial. Vem daí o nome “técnico” do esporte: Mixed Martial Arts  (Artes Marciais Misturadas). O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como o boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras. O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.
Ao contrário do que todo mundo acha, não “vale tudo” no MMA. O esporte vem evoluindo e profissionalizando-se de tal maneira que as regras estão cada vez mais rígidas. O intuito de toda esta evolução é preservar cada vez mais a integridade física do atleta. Os praticantes estão cada vez mais técnicos e preparados.

Principais Movimentos da Capoeira



Ginga
O movimento básico de Capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança.

Cocorinha
É uma esquiva na qual o praticante se abaixa de frente para o adversário, com os braços protegendo o rosto.

Au
   O Au é basicamente aquilo a que se chama uma roda, praticada normalmente na ginástica. Também conhecido como Au Regional é usado na Capoeira como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário".


Au Angola
   O Au Angola é um Au, mas este é apenas utilizado na Capoeira Angola. O seu afastamento do Au (acima) é o fato de se flexionarem os joelhos na execução da roda.

Queda de Quatro
É uma esquiva em que o praticante desce ao solo, para trás, e se apoia nas duas mãos, ficando portanto com um total de 4 apoios ao solo: as duas mãos e os dois pés. Se o capoeira de locomover nesta posição, dá-se o nome de ARANHA.
Macaco
Consiste na aplicação de um salto para trás, cujo movimento inicia-se com o agachamento, e a colocação da mão no chão, para trás, e próxima ao corpo. Dá-se um impulso no corpo para trás e executa-se um giro completo, terminando o movimento com a perna oposta a da mão que tocou primeiro o chão.

Meia Lua de Frente
Consiste em lançar a perna de trás, esticada, num movimento de rotação, de fora para dentro. A parte que toca o adversário é a parte interna do pé.


Meia Lua de Compasso
É um golpe no qual o praticante agacha-se sobre a perna da frente, e com a outra perna livre, faz um movimento de rotação, varrendo na horizontal ou diagonal. Quando inicia-se o movimento de rotação, as duas mãos vão ao solo para melhor equilíbrio. Atinge-se o adversário com o calcanhar.

Negativa
É uma esquiva que o praticante faz descendo ao solo apoiado em uma das pernas e com a outra esticada. As duas mãos vão ao chão, sendo que, se
estiverem do lado da perna esticada, sua característica é quase que exclusivamente de defesa, porém se as mão estiverem para o lado da perna dobrada, propicia ao executor a oportunidade de aplicar uma rasteira logo em seguida. Em uma de suas variações, quando as mãos estiverem viradas para o lado da perna dobrada, elas poderão não ir ao solo, permanecendo à altura do rosto e do tórax, em posição de defesa.

Benção
Trata-se de um pontapé frontal, utilizado quer na Capoeira Regional quer na Capoeira Angola, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. Repare-se no movimento do joelho. O Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.

Rolê
O Rolê trata-se de um meio de se movimentar na "Roda", tal como a Ginga e o Au.


CAPOEIRA


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

Etimologia
"Capoeira" é um termo de origem tupi que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). É uma referência aos terrenos desmatados utilizados na agricultura indígena, terrenos estes que se tornaram locais habituais de prática da arte marcial devido à possibilidade de, nele, se realizarem os movimentos amplos característicos da capoeira, movimentos estes que seriam dificultados num terreno de mata fechada, por exemplo.

História
A capoeira teve origem em Angola, com uma luta chamada n'golo (palavra quimbunda que significa "zebra"). Era uma luta que imitava os coices da zebra e cujo vencedor era aquele que conseguia encostar o pé na cabeça do adversário. A luta era acompanhada por palmas que marcavam o ritmo e os lutadores não podiam sair de uma área demarcada. Com a escravização dos povos africanos e sua deportação para a América, tal luta passou a ser praticada em diversos pontos do continente, como Martinica e Cuba, porém o lugar em que ela se tornou mais popular foi o Brasil, onde adquiriu o nome tupi de "capoeira. A partir do século XVI, Portugal começou a enviar escravos para as suas colônias, provenientes primariamente da África Ocidental. O Brasil, com seu vasto território, foi o maior receptor da migração de escravos, com quase quarenta por cento de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico. Os povos mais frequentemente vendidos no Brasil faziam parte dos grupos sudanês (composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé), guineo-sudanês, dos povos Malesi e Hausa e do grupo banto (incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes), provenientes dos territórios localizados atualmente em Angola, Congo e Moçambique.
A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática.

Origem
No século XVI, Portugal tinha um dos maiores impérios coloniais da Europa, mas carecia de mão de obra para efetivamente colonizá-lo. Para suprir este déficit, os colonos portugueses, no Brasil, tentaram, no início, capturar e escravizar os povos indígenas, algo que logo se demonstrou impraticável. A solução foi o tráfico de escravos africanos.
A principal atividade econômica colonial do período era o cultivo da cana-de-açúcar. Os colonos portugueses estabeleciam grandes fazendas, cuja mão de obra era primariamente escrava. O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar-se.
Neste meio, começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães-do-mato, sempre armados e montados a cavalo.

Nos Quilombos
Não tardou para que grupos de escravos fugitivos começassem a estabelecer assentamentos em áreas remotas da colônia, conhecidos como quilombos. Inicialmente assentamentos simples, alguns quilombos evoluíam atraindo mais escravos fugitivos, indígenas ou até mesmo europeus que fugiam da lei ou da repressão religiosa católica, até tornarem-se verdadeiros estados multiétnicos independentes.
A vida nos quilombos oferecia liberdade e a oportunidade do resgate das culturas perdidas à causa da opressão colonial. Neste tipo de comunidade formada por diversas etnias, constantemente ameaçada pelas invasões portuguesas, a capoeira passou de uma ferramenta para a sobrevivência individual a uma arte marcial com escopo militar.
O maior dos quilombos, o Quilombo dos Palmares, resistiu por mais de cem anos aos ataques das tropas coloniais. Mesmo possuindo material bélico muito aquém dos utilizados pelas tropas coloniais e geralmente combatendo em menor número, resistiram a, pelo menos, 24 ataques de grupos com até 3 000 integrantes comandados por capitães do mato. Foram necessários dezoito grandes ataques de tropas militares do governo colonial para derrotar os quilombolas. Soldados portugueses relataram ser necessário mais de um dragão (militar) para capturar um quilombola, porque se defendiam com estranha técnica de ginga e luta. O governador-geral da Capitania de Pernambuco declarou ser mais difícil derrotar os quilombolas do que os invasores holandeses.

A Urbanização
Com a transferência do então príncipe-regente dom João VI e de toda a corte portuguesa para o Brasil em 1808, devido à invasão de Portugal por tropas napoleônicas, a colônia deixou de ser uma mera fonte de produtos primários e começou finalmente a se desenvolver como nação. Com a subsequente abertura dos portos a todas as nações amigas, o monopólio português do comércio colonial efetivamente terminou. As cidades cresceram em importância e os brasileiros finalmente receberam permissões para fabricar no Brasil produtos antes importados, como o vidro.
Já existiam registros da prática da capoeira nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife desde o século XVIII, mas o grande aumento do número de escravos urbanos e da própria vida social nas cidades brasileiras deu à capoeira maior facilidade de difusão e maior notoriedade. No Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiristas eram de tal jeito que o governo, através da portarias como a de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais severos e outras medidas de repressão à prática de capoeira.
Atualmente
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.
O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentes em um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigável.
Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira

Frequência Cardíaca, Consumo e Queima de Caloria



Podemos afirmar que praticamente todos nós sabemos que, por meio do treino aeróbio, conseguimos alcançar certo nível de resistência aeróbia e que, para isso, devemos submeter o corpo a esforços prolongados. E o que significa uma atividade aeróbica? É uma atividade que se caracteriza fundamentalmente por, durante a sua prática, os músculos se contraírem devido à energia que lhes garante, indiretamente, o oxigénio que respiramos. Caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar são alguns dos exercícios mais conhecidos como sendo do tipo aeróbio. Provavelmente como consequência do auge que esta atividade viveu nos fins da década de 60, nos EUA, com o Dr. Kenneth Cooper, em conjunto com os benefícios sobre a saúde cardiovascular que a mesma demonstrou propiciar, muitas pessoas de todo o mundo dedicaram-se a este tipo de exercício, sob a forma das atividades descritas acima. A par das melhoras do aparelho cardiocirculatório, muitas pessoas se depararam com a redução do seu peso corporal após algum tempo da prática desta atividade física. De fato, vários estudos científicos afirmam que existe uma perda de peso corporal em muitos indivíduos que praticam exercícios aeróbios, mas não necessariamente gordura. Mas verificou-se que o que estava a acontecer era um aumento do gasto calórico semanal devido à atividade física, algo que até aí não acontecia. Ficando a questão se teriam perdido peso com outro tipo de atividade, desde que deixassem de ter uma vida sedentária. De acordo com as investigações, a perda de gordura devido ao treino aeróbio deve-se ao fato de, graças às características destes exercícios, muita da energia utilizada no trabalho muscular ser fornecida pelas gorduras acumuladas no corpo. Sabe-se que este tipo de esforço utiliza açúcares e gorduras como combustível em diferentes proporções para que os músculos funcionem, algo que levou a pensar nos benefícios da prática desta forma de atividade física para eliminar gordura e, consequentemente, emagrecer. Uma das maiores dificuldades que enfrentam os que fazem treino aeróbio é que, para trazer benefícios para a saúde, terá de ser praticada durante um período prolongado. Isto é, não se tiram benefícios deste tipo de exercício se não o prolongar por pelo menos durante 30 minutos. Porém, devemos levar em consideração que 30 minutos a caminhar não é o mesmo que dispender este tempo a correr, a nadar ou a andar de bicicleta. Muitos gostariam de praticar este tipo de atividade, mas não são muitos os que conseguem fazê-lo durante tanto tempo. Sabe-se também que as melhorias estabelecem-se de modo rápido no início com a prática sistemática, mas se o esforço não aumenta, os efeitos benéficos estagnam e poderão até se deteriorarem. Portanto, aspectos determinantes no sucesso no treino aeróbio são a intensidade e a duração.


A frequência cardíaca não está estritamente ligada à queima de calorias. Uma mesma pessoa pode ter queima calórica diferente numa mesma frequência. Ex.: ciclista quando corre. Se ele correr a 175 bpm (batimentos por minuto), terá um gasto maior do que pedalar a 175 bpm. Isso ocorre porque ele não possui condicionamento (automaticidade motora) para a corrida, já que treina somente bicicleta. Isso é conhecido na área de esportes como: específidade de exercícios.
Por que então a frequência cardíaca altera em uma atividade?

Por três motivos principais:
 1 – para remover o ácido lático produzido na atividade física;
 2 – para levar oxigênio para a região “queimadora” de energia
(músculos que estão trabalhando) e;
 3 – descarga hormonal.

Acho que está mais ou menos explicado porque a frequência cardíaca não está tão relacionada assim com a queima calórica. Lembre-se que quanto mais intenso fizer a atividade, maior a queima calórica.


Zona Queima Gordura 

Se tivermos escolhido uma atividade como a caminhada porque gostamos ou porque nos sugeriram, deveremos ter em conta que a mesma não pode ser sempre igual. Deveremos, por exemplo, variar até um nível de marcha rápida e variar as distâncias percorridas. Devemos levar em atenção os mesmos critérios para as restantes atividades aeróbias, para que nos ajudem a melhorar a nossa qualidade de vida. Apesar de todas as conclusões mencionadas e da imensa quantidade de investigações que afirmam que a melhor forma de emagrecer seria todo o tipo de exercícios de baixa intensidade e de longa duração, muitos trabalhos científicos foram mostrando que, em conjunto com a perda de gordura, algo indesejável também acontecia: eliminava-se massa muscular. Este foi um impacto muito negativo para os defensores do treino aeróbico. A causa principal não eram apenas as contraindicações deste tipo de exercícios para o objetivo de emagrecer, mas também por ser classificado como um inconveniente para uma população cada vez maior que sofre de perda de massa óssea. Sabemos que o avanço da idade é em si mesmo uma causa de perda de massa óssea, seja de uma forma moderada (osteogenia) ou severa (osteoporose). Todos aqueles exercícios de tipo aeróbio que não têm micro impacto articular ou os que não geram uma tração importante sobre os ossos são ineficazes para a manutenção da massa óssea.

Basquete                        10                             kcal/min
Caminhando rápido        8,6                            kcal/min
Caminhar devagar           4                              kcal/min
Ciclismo                          6                              kcal/min
Corrida                        8 a 15                          kcal/min
Dançando rápido            10                             kcal/min
Deitado                           1,2                           kcal/min
Exercício leve                5,31                           kcal/min
Fazer amor                      3,1                           kcal/min
Futebol                            9,6                           kcal/min
Ginástica aeróbica              6                            kcal/min
Hidroginástica (aula forte)   6                           kcal/min
Jiu-jitsu/Judô                     12                          kcal/min
Limpeza de casa                5                           kcal/hora
Mountain bike                    12                         kcal/min
Musculação (leve)               5                          kcal/min
Natação                              9                          kcal/min
Squash                                13                        kcal/min
Surfe                                     8                        kcal/min
Tênis                                     8                        kcal/min
Vôlei                                      6                       kcal/min
Fonte: http://www.saojosedoscampos.com.br/saudeatual/index.php?id=33101&cat=207

Bibliografia consultada:
http://www.ativeblog.com.br/2011/06/seus-batimentos-cardiacos-falam
http://www.guia-fitness.com/treino_aerobio.html
http://www.google.com.br/search?q=frequencia+cardiaca,+consumo+e+queima+caloria
http://www.saojosedoscampos.com.br/saudeatual/index.php?id=33101&cat=207

Disturbios Alimentares



Bulimia e Anorexia
Risco de Morte
A bulimia e a anorexia são consideradas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) enfermidades psiquiátricas do grupo de transtornos alimentares.

O que são

Bulimia
Transtorno que leva a pessoa a ingerir grande quantidade de alimentos, sentindo em seguida culpa pelo excesso cometido. Isso faz com que a pessoa provoque vômitos para se livrar da comida. Ao contrário do anoréxico, a vítima de bulimia nem sempre apresenta perda acentuada de peso. No entanto, também pode se valer de laxantes e diuréticos para se evitar os quilos a mais. É mais comum, porém, menos letal que a anorexia.
Anorexia
É caracterizada pelo desejo patológico de emagrecer. A pessoa tem medo de ganhar peso e se dedica a perdê-lo de qualquer forma. Por isso, reduz drasticamente a alimentação, exercita-se além da conta e ingere medicamentos que inibem o apetite, assim como laxantes e diuréticos. Estima-se que entre 5% e 18% dos doentes morram em decorrência do mal.
Causas
Há prédisposição genética para os transtornos, no entanto, o culto ao corpo e a valorização da magreza tem sido fatores desencadeadores. A pressão social e episódios de rejeição de amigos ou familiares também podem motivar os distúrbios.
Tratamento
É importante um tratamento multidisciplinar, com ajuda de nutricionista, para que o doente volte a se alimentar normalmente, e de psicólogos e psiquiatras que atuarão por meio de sessões de psicoterapia e prescrição de antidepressivos para combater as instabilidades emocionais.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA ATIVIDADE FÍSICA



A saúde e o funcionamento do nosso corpo dependem da quantidade de água que ingerimos, por isso é importante beber bastante água. A água corporal é o maior e mais simples componente do organismo; o percentual varia entre indivíduos, de acordo com idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo (armazenamento de gordura). A água corporal diminui com a idade e é maior em atletas.

Necessidade de água
A quantidade de água perdida nas 24 horas deve ser reposta ao longo do dia para manter a saúde e o funcionamento do organismo. O adulto necessita em média de 1ml de água/Kcal/dia ou 35ml/kg e uma criança 50-60 ml/kg. Para os atletas, a necessidade de água deve ser calculada individualizadamente. A hidratação correta no esporte é aquela que fornece reposição hídrica em quantidades adequadas antes, durante e depois dos exercícios físicos em quantidades adequadas. De acordo com o American College of Sports Medicine, a quantidade de líquidos recomendada durante e após um exercício físico são:
antes do exercício: 500ml de líquidos nas duas horas que antecedem um exercício.
durante o exercício: ingerir em intervalos regulares, com o objetivo de repor toda a água perdida por meio do suor.

Recomenda-se o consumo de líquidos com quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos (isotônicos) para eventos com duração maior que 1 hora.



Os líquidos devem ser ingeridos em temperatura menor que a do ambiente (entre 15 a 22ºC). 

Benefícios da água
A água transporta nutrientes pelo organismo e os produtos resultantes do metabolismo;
é um importante lubrificante nas articulações;
regula a temperatura do nosso corpo;
é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.

Quando se fala em água, pensamos logo no líquido, porém a água pode ser obtida de diversas fontes. A maior parte, 60%, é proveniente dos líquidos, incluindo a água (H2O), os alimentos contribuem com quantidades variadas de água, que algumas frutas e hortaliças (melancia, melão, chuchu, abobrinha...) em grande percentual. Uma pequena quantidade de água é obtida por meio da água do metabolismo, produzida durante as reações químicas de produção de energia. Achamos que a água é um bem essencial e necessário a nossa saúde, por isso, adaptamos a pirâmide alimentar a uma nova versão, incluindo nela água e atividade física, por entendermos que a alimentação, a água e a atividade física estão relacionadas a um estilo de vida saudável. A necessidade de água varia ao longo do dia, em decorrência da alimentação, atividade física e temperatura ambiente.

Perdas de água 
Os principais mecanismos da excreção da água são:
pela urina;
pela pele (suor);
como vapor d’água expirada e
pelas fezes.
Em temperatura normal a perda de água diária é em média de 2300 milímetros, já em ambiente quente e em exercício intenso e prolongado essa perda sobe para 3300 e 6600, respectivamente. Na atividade física, a perda de água ocorre através do aumento da temperatura corporal e pela respiração. A sede não é um bom indicador para a necessidade de ingestão de líquidos, quando perceptível, já ocorreu um déficit de, aproximadamente, 2% do peso total. A perda de água corporal por meio do suor, maior que 5% do peso corporal, esta associada à fadiga e coloca o atleta em risco, assim como a ingestão insuficiente de água pode levar à desidratação. Quanto maior a desidratação, menor o fluxo sanguíneo.

Dicas de hidratação
Não espere sentir sede, beba água à vontade;
se for praticante de atividade física, redobre os cuidados com a hidratação;
monitore seu peso e a cor da urina (normal= amarelo claro) antes e depois da atividade física. Esse cuidado ajuda a identificar se está bem hidratado;
procure um profissional qualificado (nutricionista e/ou preparador físico) para indicar a quantidade de água necessária para cada tipo de exercício.

Lembre-se: água é vida.

Fonte: nutricionista Ana Cristina Martins.

Bibliografia consultada:
http://www.professormauroviana.com.br/2011/03/importancia-da-agua-para-o-corpo-humano.html

Modalidades do Atletismo


OUTRAS PROVAS
Marcha Atlética 
A tradição surgiu nos séculos XII e XIII com o Inglês lacaio, que alternava corrida e caminhada como acompanhante de seus mestres treinadores em longas jornadas, o qual inspirou as primeiras competições de caminhadas realizadas entre 1775 e 1800, na Inglaterra. Essas competições duraram mais de 6 dias, posteriormente 24 horas, etc. Em 1886, a Marcha Atlética de 7 milhas foi introduzida nos campeonatos Britânicos. Em 1908, a marcha foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Londres com 3500m e corrida de 10 milhas. Somente a corrida de 10 milhas foi mantida em 1912. Duas corridas estiveram novamente presentes nas Olimpíadas de 1920: 3km e 20km. Em 1924, somente a corrida de 10km foi mantida, entretanto, em virtude do grande número de irregularidades encontradas, todos os eventos de marcha foram eliminados dos jogos seguintes, em 1928. A marcha Olímpica foi reintroduzida em 1932 com a distância superior a 50km e em 1948, com os 10 e 20km. Em 1952, as distâncias Olímpicas masculinas foram os 20 e 50km. A marcha feminina teve o seu primeiro recorde homologado em 1932, na República Tcheca. As competições de 10km foram introduzidas em 1991 no Campeonato Mundial da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), e, nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, na Espanha.

Heptatlo
O primeiro evento combinado para mulheres foi o Pentatlo, sendo a sua primeira competição na Alemanha, em 1928. Este compreendia as unidades lançamento de peso, salto em distância, 100m rasos, salto em altura e lançamento de dardo. Eram disputados em dois dias e julgados usando a tabela alemã de pontuação. Essas tabelas foram modificadas em 1933, 1954 e 1971. O Pentatlo recebeu novas provas, e, nos Jogos Olímpicos de 1964 foi nomeado como Heptatlo (1º dia: 100m rasos e com barreiras, lançamento de peso, salto em altura e 200m rasos; 2º dia: salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos) pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1981. Este evento faz parte das Olimpíadas desde 1984.
Fonte: www.nosamamosatletismo.net

Decatlo
Compreende 10 modalidades: corridas rasas de 100, 400 e 1500 m.; corrida com barreiras de 110 m; arremesso de peso, lançamento martelo e dardo; salto em altura, salto em distância e salto com vara. Faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1912.

Modalidades do Atletismo


LANÇAMENTOS E ARREMESSOS

LANÇAMENTO DARDO
O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve, 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento. O atleta corre para tomar impulso e lança o dardo numa pista de lançamento com 34,9 metros de comprimento e 4 metros de largura. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta com uma velocidade de 100 km/h. Após o vôo, o dardo aterra numa zona gramda que costuma ocupar a zona central dos estádios de atletismo. A marca obtida pelo atleta é medida pelos oficiais, desde a zona de lançamento até ao primeiro ponto onde o dardo tocou no chão.

LANÇAMENTO DO DISCO
Os antigos Gregos descobriram este evento antes de qualquer outro. Eles usaram discos de pedra e depois de bronze com 2 kg e 6 kg de peso e 21cm e 34 cm de diâmetro. Essa prova estreou nos Jogos Antigos em 708 AC. Em 1896, o disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas. Os discos foram feitos em um suporte que media 60 cm por 70 cm. Na mesma época, os Suecos lançavam os discos de um quadrado de 2,5m. Em 1897, nos Estados Unidos, o evento foi transferido para um círculo de diâmetro de 7 pés (2,13m), aumentado para 2,50m em 1908. O disco foi padronizado em 1907 para a prova masculina, entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg., na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg. Do lançamento estático de 1900, os estilos se desenvolveram através dos Nórdicos, que faziam movimentos rotacionais antes do arremesso. Em competições, esse estilo foi introduzido por Clarence Houser (EUA) em 1926, girando antes de cada lançamento. Nas competições eram usadas as duas mãos para o lançamento, mas, após a década de 1920, regulamentou-se o uso de uma mão apenas. Em 1954, o giro antes do lançamento foi introduzido oficialmente, o que possibilitou o aumento da velocidade de rotação. Os primeiro recordes femininos, com o disco pesando 1,25 kg, aconteceram em 1914, nos EUA. Nesse mesmo ano, houveram competições em todo o mundo, mas com o disco pesando 1,5 kg. O disco padrão de 1 kg foi adotado nos Jogos Olímpicos de 1928, enquanto o primeiro recorde mundial foi ratificado em 1936 pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

LANÇAMENTO DO MARTELO
Este evento, nascido de antigas tradições, inicialmente teve como estilo a corrida livre, no qual havia um martelo pesado (um ferro junto com uma bola de ferro fundido). Em seguida, foi introduzido o peso com diâmetro de 7 pés (2,13 m). Em 1887, o peso do martelo foi fixado em 7,26 kg na prova dos homens e 4 kg nos eventos femininos com um arame entre 1,175 m à 1,215 m de comprimento. O estilo de lançamento lateral, mais freqüentemente usado, envolve três (ou quatro) rotações, iniciando o procedimento com a seqüência calcanhar - ponta do pé - calcanhar. A utilização de uma base concreta para martelo e o uso do tungstênio como material básico do mesmo aumentaram a velocidade de rotação. Em conseqüência disso, reduziu-se o diâmetro do mesmo (hoje o mínimo é 110mm), auxiliando no aumento da distância dos arremessos nos anos 50. A primeira competição feminina foi em 1931, na Espanha, mas, foi somente em 1982 que alguém lançou a distância de 40m. O martelo usado nas competições atuais pesa 4 kg, e, a Federação Internacional de Atletismo começou a homologar os recordes mundiais femininos em 1995 .

ARREMESSO DE PESO 
No século XVI, o rei Henry VIII celebrou as suas façanhas nas competições da corte com os lançamentos de peso e martelo, e, no século XVII, soldados Ingleses organizaram as competições de lançamento de bala de canhão. As regras da competição foram estabelecidas pela primeira vez em 1860, quando o lançamento tinha que ser feito de um quadrado com lados de 7 pés de diâmetro (2,13m). Isso foi alterado em 1906 por um círculo de 7 pés de diâmetro (2,13m.). O peso do chumbo foi fixado em masculina 7,26 kg com 12 cm de diâmetro e a categoria feminina pesa 4 kg exatos, sendo esta um pouco menor e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo. Os lançamentos com braço inclinado foram banidos para iniciar então uma nova técnica, arriscada, mas eficiente, onde colocava-se o chumbo no pescoço antes de lançar. A ação do passo lateral no círculo foi inventada nos Estados Unidos em 1876. Em 1951, Parry O'Brien (EUA) aperfeiçoou a nova técnica. Para uma posição inicial, olhando para trás do círculo, O'Brien girou 180 graus para mover-se na transversal do círculo antes de soltar o chumbo. Isto o ajudou a quebrar a marca dos 18m (e subseqüentemente os 19m). In 1976, Alexander Barychnikov criou a técnica rotacional, similar à usada no arremesso de disco, a qual se tornou cada vez mais popular. A competição feminina de lançamento de peso, onde o chumbo possui 4 kg, foi disputada pela primeira vez na França, em 1917. O primeiro recorde mundial foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1934, com o evento estreando em 1948 nos Jogos Olímpicos. Até 1927, as competições femininas também usavam chumbos pesando 5kg.

Modalidades do Atletismo


CORRIDAS
VELOCIDADE
São assim chamadas todas as provas com distância de até 400m (100m, 200m e 400m). Podem ser realizadas em pistas com obstáculos ou em pistas livres (corridas rasas). Exigem maior explosão que fôlego (anaeróbica).

MEIO-FUNDO
Abrangem as provas de 800 e 1500m. rasos. Técnica e capacidade de recuperação do fôlego são itens indispensáveis ao bom corredor nestas provas.

FUNDO
Nas suas três modalidades – 5.000m, 10.000m e 42.195m. - a resistência do corredor é fator essencial. A corrida de 42.195m. é a Maratona, que foi instituída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. (aeróbica)

OBSTÁCULOS
De influência hípica, esta prova foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris. A distância atual desta corrida é de 3.000m - masculino e feminino -, e inclui 4 obstáculos secos e 1 obstáculo do fosso à cada volta da pista. Este último é o mais espetacular, de vez que o competidor deve transpor o obstáculo e saltar o fosso de 3,66m de comprimento com água.

BARREIRAS
São as realizadas corridas com barreiras nas distâncias de 100, 110 e 400 metros. Os atletas devem dominar uma técnica especial para manter o equilíbrio e o ritmo, ao combinar a ação de correr com a de saltar. As corridas com barreiras curtas usam barreiras com 1,7 metros de altura para homens e 84 cm de altura para as mulheres. As corridas com barreiras longas usam barreiras com 90 cm de altura para homens e 76 cm de altura para as mulheres. Ao derrubar a barreira o atleta não é penalizado, porém, perde muito tempo com isso.

REVEZAMENTO
São as corridas entre equipes de quatro atletas que devem cumprir, cada um deles, uma quarta parte do percurso, 100m. ou 400m.. Ao término de sua parte, o atleta deve passar um bastão ao companheiro que lhe sucede. Há dois tipos de revezamento: o de 4 x 100 m. e o de 4 x 400 m. O momento da passagem do bastão é indicado por marcas na pista, zona de passagem, com cerca de 20 metros de comprimento. O êxito dependerá de dois fatores principais: precisão na saída e na passagem do bastão.

CROSS-COUNTRY 
Iniciou na Grã-Bretanha. O primeiro Campeonato Inglês aconteceu em 1876. As competições internacionais começaram em 1898 com uma disputa entre Inglaterra e França, em 1903 o Campeonato Internacional foi inaugurado. Este foi se desenvolvendo ao passar dos anos, particularmente até 1973, onde, sob jurisdição da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), foi renomeado para Campeonato Mundial de Cross Country. O evento tem sido, nos últimos anos, dominado pelos corredores Africanos. A Etiópia venceu a corrida masculina de 1981 a 1985 e Quênia vem triunfando até então. As Quenianas venceram 5 dos 6 campeonatos mundiais femininos disputados entre 1991 e 1996.

Modalidades do Atletismo


SALTO
ALTURA
Este evento não figura nos Jogos Antigos, mas foi comumente praticado pelos Celtas. A primeira competição foi organizada na Inglaterra, em 1940, e regimentada em 1965, onde cada competidor possuía três saltos em cada altura e a barra não poderia ser aumentada no caso do competidor derrubá-la. A altura de seis pés (1,83m) foi utilizada pela primeira vez por Marshall Brooks (Grã-Bretanha), em 1874, usando a técnica de um pé primeiro. As "tesouras" foram usadas pela primeira vez por William Page (EUA) em 1874, e prontamente acompanhado pelo atalho oriental, desenvolvido por Michael Sweeney (EUA). George Horine foi a primeira pessoa a saltar 2,00m usando o girar oriental. Até 1936, as regras diziam que a barra transversal tinha que ser ultrapassada com um pé primeiro. Em 1941, Lester Steers (EUA) iniciou o estilo de cabeça, justificando os seus 2,11m. Além disso, mudanças nas regras limitaram a espessura permitida das solas dos tênis dos saltadores. Em 1968, Dick Fosbury (EUA) inventou o "flop", um salto atrasado acompanhado de uma corrida muito rápida e somente possível por causa da introdução de aterrissagem no colchão. Esse estilo passou a ser usado por todos os grandes saltadores desde 1978. Javier Sotomayor (Cuba) é o atual recordista mundial com a marca de 2,45m. O recorde atual é 49cm maior que o primeiro registrado por ele. A primeira competição feminina de Salto em Altura ocorreu em 1895, nos Estados Unidos. O evento estreou nas Olimpíadas de 1928, e, o primeiro recorde foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1932. As mulheres também usam vários estilos para saltar.

DISTÂNCIA
Salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo. A prova tem uma longa tradição e apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos antigos como parte integrante do pentatlo. Na antiguidade, os atletas saltavam com halteres nas mãos, para ajudar no balanço e elevar o momento. Chionis de Esparta foi o atleta mais bem sucedido dos Jogos Olímpicos antigos, que ficou famoso pelo seu salto de 7,05 m. O salto em ditancia esteve presente em todas as edições de Jogos Olímpicos da era moderna. O primeiro campeão olímpico foi o norte americano Ellery Clark, que venceu a prova com um salto de 6,35 metros. O evento para mulheres surgiu pela primeira vez nos Jogos de 1948. A primeira vencedora foi Olga Gyarmati da Hungria. Desde Atenas 1896 até hoje, o recorde de salto em distancia evoluiu bastante. Em 1896, o recorde era de 6,35 metros (cerca de três carros e meio); hoje em dia é de 8,95 metros (cerca de cinco carros), refletindo a evolução da táctica de salto dos competidores. O recorde do mundo pertenceu a Bob Beamon (EUA) durante 23 anos, com a marca de 8,90 m, obtida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968, realizados no México. O salto foi obtido em altitude, com 2 m/s de vento traseiro e foi superado apenas em 1991, por Mike Powell que alcançou a marca de 8,95 m e mantém o atual recorde. Alguns atletas brasileiros de destaque são Maurren Maggi, Carlos Calado, Naide Gomes, Nélson Évora e Jadel Gregório. Carl Lewis ganhou a medalha de ouro em quatro jogos olímpicos consecutivos (1984 a 1996). Jesse Owens ganhou a prova nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, com a ajuda dos conselhos do alemão Lutz Long, que acabou por arrecadar a medalha de prata.

TRIPLO
O Salto Triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova inicia-se com uma corrida de impulso. O salto começa com o contacto da perna de impulsão tocando o solo (maior absorção de impacto); segue-se uma pequena flexão da perna de impulsão (maior tensão elástica); nesse momento a perna de impulsão sofre grande pressão (até 6 vezes o peso do atleta), sendo que quanto maior o ângulo maior a pressão. A chamada é realizada com um movimento de patada, onde o saltador faz um movimento brusco com a perna para trás e para cima, tentando assim reduzir a perda de velocidade horizontal. Por fim, na fase de vôo, deve-se corrigir o equilíbrio através da rotação horizontal dos braços, colocando o centro de gravidade no lugar. O salto triplo faz parte da competição olímpica desde a primeira edição moderna, em 1896. O primeiro campeão olímpico da modalidade foi o americano James Connolly. O Japão dominou a modalidade entre Amsterdã 1928 e Berlim 1936. Em 16 de junho de 1985, o norte americano Willie Banks saltou 17,97 metros em Indiana, EUA. Banks pediu palmas à platéia para marcar o ritmo de sua corrida até o salto. O recorde foi ultrapassado por Jonathan Edwards em 1995, com 18,29 m. A prova para mulheres estreou nos Jogos de Atlanta em 1996. A vencedora foi a ucraniana Inessa Kravets. O Brasil é um dos países com grande tradição nesta prova. Adhemar Ferreira da Silva foi bi-campeão olímpico da prova nos Jogos de 1952 e de 1956, tendo batido por várias vezes o recorde mundial da mesma. Outro atleta, o paulista Nelson Prudêncio, conquistou a medalha de prata nos Jogos de 1968, tendo, por breves instantes, retido o recorde mundial - depois quebrado na mesma ocasião pelo soviético Viktor Saneyev, medalhista de ouro - e a medalha de bronze nos Jogos de Munique, em 1972. O recorde mundial de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, de 17,89 m nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México em 1975, durou quase dez anos. Atualmente, Jadel Gregório é um dos cinco primeiros saltadores do mundo, de acordo com o ranking da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). No dia 20 de maio de 2007, Jadel estabeleceu o novo recorde sul-americano para o salto triplo com a marca de 17,90 metros.

VARA
Salto com vara é um evento atlético onde os competidores usam uma vara longa e flexível para alçar altura, e passar por cima de uma barra ou sarrafo. Foi conhecido pelos velhos Gregos através de saltos por cima dos touros. Os Celtas usaram a vara, mas para competição em extensão. Em 1900, os bambús foram usados pela primeira vez, permanecendo o uso até 1942, e recebendo o encaixe onde a vara passou a ser introduzida. Em 1957, Bob Gutowski usou uma vara de alumínio para fazer o recorde mundial com a marca de 4,78m, o qual foi quebrado novamente em 1957 por Don Bragg (EUA), que usou uma vara de aço para chegar aos 4,80m. Neste período também houve introdução de colchões de aterrissagem, que aumentaram a segurança dos competidores e a vara de fibra de vidro, que permitiu maior flexão e revolucionou a técnica de saltar. O primeiro recorde mundial usando esse material foi marcado em 1961. A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m. O atleta deve saltar sobre um travessão - a fasquia ou sarrafo - apoiado em duas traves verticais. São permitidas um máximo de três tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, o qual pode se recusar a saltar sob determinadas alturas com o intuito de alcançar mais rapidamente marcas maiores. Contam como faltas a queda do sarrafo, tanto pelo corpo do atleta quanto pela vara, e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio. Três faltas seguídas acabam com a prova.

Atletismo



HISTÓRICO

O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. O romano Juvenal sintetizou na expressão “mens sana in corpore sano” a própria filosofia do esporte.

História

O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que iniciaram os gregos no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas. O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades. As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de “sabe”, que os ingleses chamam de “steeple chass”, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos. A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 192 m. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base”. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas. Por exemplo, podemos observar uma jogadora em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades. A história do atletismo é muito bonita, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de espírito agonístico. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo.

Pista

A pista de corrida normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 22 centímetros que são os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, possuindo 449 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.

Pista Coberta

Terá de se situar num recinto completamente fechado, coberto e provido de iluminação, aquecimento e ventilação, que lhe dê condições satisfatórias para a competição. O local deverá incluir uma pista oval com 200 metros; uma pista reta para as corridas de velocidade (60 metros) e de barreiras; pistas de balanço e áreas de queda para saltos. Deverá dispor-se, para além disso, de um círculo e setor de queda para o lançamento do peso, sejam eles permanentes ou temporários. Todas as pistas, pistas de balanço ou áreas de chamada, terão de estar cobertas com um material sintético ou ter uma superfície de madeira. As de material sintético deverão, preferencialmente, permitir a utilização de cravos de 6 mm nos sapatos dos atletas. Os responsáveis do local poderão autorizar dimensões alternativas, notificando os atletas acerca dessa permissão quanto à dimensão dos cravos.

Problemas com o vento

Em provas de saltos em distância e corridas curtas, os recordes só são válidos se o vento que estiver a favor não ultrapassar a marca de 2 metros por segundo. Nas corridas longas, o vento não influi decisivamente, pois o atleta pega também lufadas de frente quando faz uma curva e muda de direção.

Notas
1. As barreiras têm 1,06 metros, nas competições para homens, e de 84 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado – porém perde tempo substancial. As corridas com barreiras têm 10 obstáculos
2. As provas que se disputam na pista coberta são: 60 metros, 60 metros com Barreiras, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros e provas de marcha atlética, nas corridas, lançamento do peso, salto em altura, vara, ditância e triplo.